Prototipagem
( 219 inscritos)
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Protótipos são modelos de projetos em desenvolvimento que possibilitam testes. As companhias criam protótipos para avaliar produtos antes de serem lançados. Isso acontece com aparelhos eletrônicos, móveis e até mesmo poltronas de avião – existem estudos tanto para tornar os voos mais agradáveis para os passageiros quanto para que caibam mais passageiros dentro de um avião. A avaliação resultante dos testes possibilita que as marcas realizem ajustes e estejam mais seguras ao disponibilizarem seus produtos ao público.

Desenvolver um produto é algo caro, pois depende de uma grande equipe: são necessários profissionais que atuem no desenvolvimento do produto e profissionais que atuem nos negócios. Um sistema digital, seja ele aplicativo ou site, funciona praticamente da mesma forma: são ambos produtos de complexo desenvolvimento. Um simples site institucional conta com programador front-end, back-end, designer e produtor de conteúdo. Quando se trata de um serviço, disponibilizado por aplicativo e/ou site, são ainda mais caminhos, recursos e detalhes que farão com que o usuário deseje utilizá-lo.

Lançar um produto ou serviço sem testá-lo pode acarretar em fracasso e, mesmo que os problemas sejam corrigidos após o lançamento, o resultado pode não agradar os usuários. Portanto, tanto para o mundo real quanto para o virtual, a prototipagem é um recurso de desenvolvimento que reduz gastos e riscos e é uma das principais entregáveis dos profissionais do mercado.

Diante do exposto, neste curso, serão apresentados os métodos de prototipagem e ferramentas utilizadas pelos profissionais de UX e como podem ser executados em testes de usabilidade. Verá, ainda, a ultização de recursos e frameworks para orientação da equipe e organização dos processos, estudará os recursos para desenvolver um site, além de saber como utilizar vídeos na internet, fazer análises de protótipos, entre outros conteúdos disponibilizados nesta aprendizagem.

Acesso ao curso disponível por 30 dias a partir do primeiro acesso.

Conceitos, métodos de prototipagem e ferramentas de teste de protótipos
 
Conceitos de usabilidade e estratégias de design
// O início de um projeto            

// Definição de diretrizes

// Ideação e estruturação

// Prototipagem e testes            
 
Avaliação heurística
 
Métodos de teste de usabilidade
// Grupo focal

// Teste de usabilidade com moderador

// Teste beta

// URUT – Unmoderated Remote Usability Testing (teste de usabilidade remoto sem moderação)
 
Planejamento de teste de usabilidade
// Métricas de resultado

Projeto de usabilidade
// Lean UX – UX enxuto 

// Business Model Canvas

// Kanban

// H.E.A.R.T.

// User flow 
 
Plano de teste
// Proposta e objetivos   

// Apresentação e relatório

// Quando testar e quando não testar
 
Sessão de teste de usabilidade
// Questionário   

// Equipamento
 
Análise de dados
// Identifique dificuldades e erros do usuário    

// Priorize problemas – exemplo prático

// Resultados   

// Big Data

// KPIs

Criar e produzir sites web com recursos de imagens e animações
// Front-end

// Back-end

// Domínio e hospedagem
 
Ferramentas para criação e produção de animações, interfaces para web e multimídia
// Transições CSS

// JavaScript

// Banners & anúncios 

// Animações para vídeos 
 
Integrar imagens, áudio e vídeo no intuito de proporcionar uma experiencia interativa ao usuário
// Criando imagens adequadas para sites

// Jpeg – Joint Photographic Experts Group

// GIF – Graphics Interchange Format

// PNG – Portable Network Graphics

// SVG – Scalable Vector Graphics

// Quando e onde utilizar áudio nos sistemas

// Vídeos na internet 

Ambientes com uso de várias interfaces interativas compatíveis com interoperabilidade de navegadores
// Media queries

// Protótipos responsivos
 
Analisando usabilidade e acessibilidade
// Análise de usabilidade

// Recursos de acessibilidade
 
Comunicação dos resultados
// EAP – Estrutura Analítica do Projeto
 
Variação de técnicas
// Bibliotecas e recursos

// Controle de versão

// Prototipagem rápida

// Recursos avançados de interação em protótipos

// Testando protótipos nos dispositivos para os quais estão sendo desenvolvidos

Os principais objetivos do curso de Prototipagem são:

Apresentar métodos de prototipagem e ferramentas utilizadas pelos profissionais de UX;
 
Sintetizar o conceito de usabilidade e abordagem lógica sobre os processos de desenvolvimento da experiência do usuário;
 
Apresentar diferentes métodos utilizados para aplicação de teste de usabilidade;
 
Definir os recursos necessários para a aplicação de um teste de usabilidade que forneça resultados significativos.

Aplicação de projetos de usabilidade para os mais variados contextos de desenvolvimento;
 
Utilização de recursos e frameworks para orientação da equipe e organização dos processos;
 
Composição do plano de teste, que documenta os artefatos e informações referentes aos testes de usabilidade;
 
Apresentar requisitos e métodos para a condução de sessões de testes e análise de dados.

Estudar recursos para o desenvolvimento de sites;
 
Apresentação do funcionamento dos navegadores e os recursos que controlam as animações;
 
Diferentes tipos de imagens aplicados aos sites;
 
Quando e onde se aplica áudio nos sistemas;
 
Como utilizar vídeos na internet;

Conhecer o conceito de media queries;
 
Aprender sobre o desenvolvimento de protótipos responsivos;
 
Analisar protótipos;
 
Conhecer a importância da atenção aos recursos de acessibilidade dos sistemas operacionais e navegadores;
 
Explorar timeline e documentação das entregáveis;
 
Estudar a estrutura analítica do projeto;
 
Compreender as bibliotecas de recursos;
 
Apresentar noções básicas de Git.

 

CERTIFICAÇÃO REGULAR
O certificado emitido pela GoKursos será conferido após a conclusão de 75% da carga-horária do curso e da obtenção de nota mínima sete na média das avaliações.

CERTIFICAÇÃO ESPECIAL
Caso deseje utilizar o curso como crédito acadêmico da educação formal, seja na graduação ou na pós-graduação, é possível adquirir a certificação por uma das nossas instituições de ensino parceiras, através de avaliação individual da aquisição do conhecimento.

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