Atendimento online Clique no ícone abaixo para iniciar.
Está com dúvidas?
Entre em contato via chat
  • Saúde
  • Carga horária: 60h

Bioquímica Clínica

Na unidade 2 veremos da fisiologia à patologia: sistemas renal, ósseo e hormonal. Conheça aqui a fisiologia e patologia dos sistemas renal, endócrino, compreendendo um pouco mais sobre a fisiologia da gestação. Aprenda como o rim controla todo o processo de absorção e excreção para manter o equilíbrio hidroeletrolítico e quais são as principais patologias renais e suas implicações. Descubra como o metabolismo ósseo é ativo e relacionado aos sistemas renal e hormonal e como a deposição e a absorção da matriz óssea contribui para o equilíbrio de cálcio no organismo e participa de diversas patologias. Ainda, explore o que são, como são produzidos e como agem os principais hormônios do corpo, entendendo como o corpo da mulher se comporta ao longo de uma gestação.

 Na unidade 3 abordaremos as proteínas plasmáticas e alterações metabólicas. Conheça aqui quais são as proteínas plasmáticas que encontramos no nosso organismo e como elas podem auxiliar no diagnóstico de patologias. Conheça, também, um grupo de doenças genéticas chamado erros inatos do metabolismo, entendendo por que o teste do pezinho é tão importante para a vida do bebê. Aprenda mais a fundo sobre dislipidemias, compreendendo o que é e quais os riscos associados aos lipídios do sangue. Além disso, perceba o aminoácido homocisteína e descubra como ele e os lipídios contribuem para a formação da aterosclerose. 

A unidade 4 falará sobre enzimologia clínica e controle de qualidade laboratorial. Conheça aqui as enzimas mais utilizadas na clínica para avaliação de funções cardíaca, hepática e pancreática, compreendendo o porquê de sua importância e relevância para tal avaliação. Compreenda como o organismo regula a absorção e manutenção do ferro, entendendo a importância deste íon na manutenção da homeostasia. Por fim, saiba o que é preciso para que os laboratórios mantenham a qualidade em seus exames e não comprometam os resultados divulgados, por meio do estudo de técnicas e sistemas de controle de qualidade adotados pelas empresas e instituições. 
 

Perguntas sobre o curso