Atendimento online Clique no ícone abaixo para iniciar.
Está com dúvidas?
Entre em contato via chat
  • Humanas
  • Carga horária: 60h

Filosofia Geral e do Direito

A unidade 1 vai tratar da Filosofia Antiga. Veremos a origem da Filosofia e discorreremos sobre cada filósofo da época e seus pensamentos e obras a partir das quais se deram as transições. Além disso, você conhecerá as concepções, interesses e as escolas filosóficas desse período crucial para a compreensão de todos os períodos que se seguiram. Serão apresentados também nesta primeira unidade aspectos relacionados a questão cósmica, questão ética e questão metafísica.

  A unidade 2 aborda a Filosofia Medieval. Serão apresentados os quatro períodos principais, começando pelos padres apostólicos, bem no início do cristianismo, nos séculos I e II, cuja atividade consistia basicamente em buscar disseminar a palavra de Cristo, em continuidade ao trabalho iniciado pelos próprios apóstolos.  
Na sequência, falaremos sobre os padres apologistas, nos séculos III e IV, quando é iniciado o trabalho de apologia do cristianismo contra a filosofia grega, considerada pagã a partir da perspectiva cristã. Depois, vem o terceiro momento, patrística, de meados do século IV ao século VIII, onde se faz importante buscar uma conciliação entre razão em fé. Por último, discorreremos sobre a escolástica, entre os séculos IX a XVI, que fica com a tarefa de sistematizar a filosofia cristã, a essa altura já bastante volumosa após muitos séculos de elaboração.  

A unidade 3 apresenta a Filosofia Moderna. O período que denominamos como Idade Moderna vai de meados do século XV ao fim do século XVIII e costuma-se indicar como marcos inicial e final a queda de Constantinopla (Império Romano do Oriente), em 1453, e as Revoluções Liberais do final do século XVIII, bem como a Revolução Francesa, em 1789, e a Revolução Americana em 1776. A descoberta da América em 1492 também pode ser considerado marco inicial e todos esses assuntos serão largamente tratados nesta unidade.  

A unidade 4 aborda a Filosofia Contemporânea, e vai apresentar o Positivismo, termo adotado por Auguste Comte para designar uma orientação filosófica caracterizada pelo culto à ciência e ao método científico. O Existencialismo e seus pontos em comum entre os autores existencialistas serão debatidos nesta unidade, além da dialética marxista e a filosofia da linguagem. Ainda serão apresentadas aqui a Escola de Frankfurt e a teoria crítica.  

Perguntas sobre o curso