Atendimento online Clique no ícone abaixo para iniciar.
Está com dúvidas?
Entre em contato via chat
  • Outros
  • Carga horária: 60h

Fundamentos de Meteorologia

Olá, alunos a alunas. 
Se você pretende trabalhar na aviação, ou já trabalha, seja em solo ou operando em voo, saiba que condições meteorológicas adversas podem, por vezes, contribuir para acidentes aéreos. Portanto, o conhecimento meteorológico tem inestimado valor para a segurança operacional. E é sua reponsabilidade gerenciá-los adequadamente. 
Com este material temos o objetivo de evidenciar a importância da meteorologia para a aviação e sua relação com a segurança do voo, assim como detalhar os conteúdos que irão lhe direcionar aos exames da Agência Nacional de Aviação Civil. Assim, iniciamos abordando as características da atmosfera, das camadas e suas respectivas funções; as principais definições de calor e temperatura, com exemplos práticos de cálculos de conversão; dados sobre o uso das indicações barométricas e como interpretá-las. 
Isto posto, vamos trabalhar os principais conceitos acerca da altimetria, compreender o ciclo hidrológico de formação das chuvas, nuvens e umidade, definir os diferentes tipos de ventos, classificar as nuvens em relação aos seus estágios de formação, analisar o impacto dos nevoeiros, frentes, trovoadas e formação de gelo sobre a operação aérea, e finalizar com o processo detalhado de decodificação das mensagens meteorológicas. 
Pode parecer muita coisa, mas garanto que, com tais conceitos e a prática proposta, você compreenderá que todos eles são de simples resolução e lógica. 
Bons estudos! 

Perguntas sobre o curso