Ao longo das décadas, a Educação Física escolar passou por muitas transformações, sofrendo influências ora do militarismo, ora da biologia evolutiva e aptidão física e das Ciências Humanas.
É por isso que, para cada um, a Educação Física possui um significado distinto: ela pode ser considerada como um momento de recreação/diversão, para se exercitar ou ainda um espaço para demonstrar seu talento em algum esporte.
Entender sua história e conhecer as principais teorias político-pedagógicas que a influenciaram é importante para compreendermos como a Educação Física chegou ao que representa hoje.
No curso Pedagogia da Educação da Educação Física e Esporte, o aluno vai conhecer os conceitos e princípios da pedagogia da educação física, entender as principais teorias político-pedagógicas que a influenciaram.
O conteúdo também aborda os métodos e intervenção na educação física, apresentando diferentes reflexões sobre a relação entre a teoria e a prática da Educação Física escolar. O curso explica, ainda sobre a Educação Física e suas dimensões culturais e transformação social, discutindo toda a questão da influência mútua entre o esporte e a escola, que causa uma submissão do ambiente educacional à instituição esportiva, arraigada pelo caráter burguês.
Ao concluir o curso, o aluno vai aprender sobre as concepções do esporte, lazer e educação, a partir do conceito de política pública e de que forma ela se relaciona com a Educação Física, o esporte e o lazer.
Após este curso, o aluno vai identificar os conceitos, as características e a intervenção pedagógica das áreas de atuação do profissional de Educação Física e Esportes e saber realizar procedimentos básicos para a elaboração de um planejamento de ensino.