Atendimento online Clique no ícone abaixo para iniciar.
Está com dúvidas?
Entre em contato via chat
  • Saúde
  • Carga horária: 60h

Podologia

Dando início, a primeira unidade, Introdução à podologia, apresenta alguns marcos históricos da podologia no Brasil. As atribuições, os locais de trabalho e os campos de atuação dos profissionais podólogos também são abordados aqui, assim como os princípios de anatomia, fisiologia e biomecânica relacionados aos pés e as principais alterações da biomecânica podal, que podem resultar em pés com alterações estruturais e funcionais. 

A segunda unidade, Fisiopatologia e terapêutica nas alterações da pele e das unhas aplicada à podologia, trata das principais disfunções que acometem a pele da região dos pés e as unhas e as principais características fisiopatológicas dos pés diabéticos. O aluno vai aprender as fisiopatologias de afecções que acometem a pele dos pés, os fatores causais, manifestações clínicas e a terapêutica de afecções de pele (calos, calosidades, fissuras e verrugas plantares) e unhas (onicomicoses e onicrocriptoses). 

Na sequência, a terceira unidade, Fisiopatologia e terapêutica nas úlceras plantares, pé diabético e alterações estruturais dos pés, explica o mecanismo fisiopatológico das úlceras, os fatores de risco e de cicatrização, os tipos de úlceras que acometem os pés e sua terapêutica, a prevenção e terapêutica das alterações podais em pacientes diabéticos, as disfunções podais da marcha e estruturais dos pés e sua terapêutica. 

Concluindo o curso online, a quarta e última unidade, Terapêutica em podologia, aborda os principais procedimentos podológicos aplicados às disfunções ungueais e plantares, como emoliência dos pés, corte de lâminas ungueais, desbastes, tratamentos para calos, calosidades, fissuras, remoção de verrugas, tratamentos para onicomicoses e onicocriptoses. O aluno conhecerá também as órteses aplicadas à saúde dos pés, os principais tipos de órteses, os materiais de confecção, indicações, contraindicações e aplicações terapêuticas nas disfunções podais mais prevalentes. 

Perguntas sobre o curso