Os conhecimentos referentes ao atendimento em primeiros socorros, urgências e emergências são de suma importância para a formação profissional de um Educador Físico. Devido às características ímpares das diferentes práticas motoras pelas quais o profissional é responsável, realizadas e/ou praticadas em locais distintos (instituições de ensino, shoppings, parques, piscinas, praças públicas, academias etc.), o Educador poderá presenciar acidentes como lesões, fraturas, entorses, desmaios e redução brusca da pressão arterial ou da temperatura corporal, para citar apenas alguns exemplos.
Nas últimas décadas, vem crescendo uma preocupação dos órgãos públicos em atender essa demanda, priorizando a formação técnica de inúmeros profissionais da área da saúde. Providências têm sido exigidas, dos setores da educação ou de atendimento ao público em geral, sobre a necessidade de capacitar o maior número de profissionais disponíveis. Assim, cada instituição deve ser capaz de reduzir o número de vítimas que chegam ao óbito devido ao fato de, no momento mais crítico do acidente, não haver pessoas habilitadas, ou que conhecem os princípios e procedimentos básicos do atendimento pré-hospitalar, no local.
Preocupados com uma formação continuada de qualidade e com a responsabilidade civil do profissional que atua em diferentes contextos de intervenção, este curso foi pensado com a intenção de nos aprofundarmos nos conceitos fundamentais e nos procedimentos e equipamentos básicos da prática de Educação Física. Se utilizados de forma proficiente, essas informações podem auxiliar diretamente no suporte básico à vida (SBV) de seus alunos.