Atendimento online Clique no ícone abaixo para iniciar.
Está com dúvidas?
Entre em contato via chat
  • Outros
  • Carga horária: 60h

Resistência dos Materiais Aplicada

Na unidade 1, você pôde conhecer os principais aspectos relacionados a elementos de barra sujeitos à torção. Analisamos, inicialmente, barras de seção circulares, onde as propriedades de axissimetria conferiram uma particularidade nas deformações de sua seção transversal, possibilitando um equacionamento direto deste problema para níveis de tensão em regime elástico.  

Na unidade 2, você pôde compreender melhor um aspecto essencial na análise estrutural: as deformações verticais em vigas. Analisaremos inicialmente a teoria das deformações verticais deflexões causadas pelos esforços internos de momento fletor, em que verificamos como os deslocamentos da linha neutra da viga podem representar o comportamento de toda a estrutura. 

 Na unidade 3, você pôde compreender melhor novos aspectos da análise estrutural relacionados aos projetos de vigas e pilares. Inicialmente, relembramos conceitos importantes relacionados à flexão, observando onde estes esforços podem ser encontrados em nosso cotidiano. Foi possível retomar os esforços internos de tração e compressão que um esforço fletor pode causar na seção transversal, bem como seus efeitos na estrutura. 

Na unidade 4, você pôde conhecer e compreender novos métodos de análise de tensões e deformações nas estruturas. No primeiro momento, analisou-se o estado de tensões que um elemento infinitesimal está submetido. Será possível identificar como as componentes de tensões são dependentes da orientação da análise. Esse fato possibilitou identificarmos as tensões principais e cisalhantes máximas, conhecendo as orientações que as representam 

Perguntas sobre o curso