Atendimento online Clique no ícone abaixo para iniciar.
Está com dúvidas?
Entre em contato via chat
  • Saúde
  • Carga horária: 60h

Saúde do Trabalhador

Neste curso você terá a oportunidade de revisar na unidade 1, Apreender o processo histórico do desenvolvimento das políticas de saúde no Brasil. Analisar o conceito de saúde e sua evolução ao longo do tempo, bem como compreender a diferença entre prevenção, promoção e educação em saúde. Identificar os principais elementos da formação do campo da saúde coletiva e as ações da fisioterapia nessa área. Contextualizar os determinantes e condicionantes de saúde com o processo saúde-doença.

 
Na unidade 2 continuaremos sobre a política e os programas de saúde no Brasil republicano. Relacionar a trajetória das políticas de saúde no Brasil com o modelo de saúde vigente. Especificar o contexto em que o Sistema Único de Saúde foi criado. Compreender os princípios do SUS, bem como seus objetivos e conceitos teóricos.

 
Na unidade 3 estudaremos o que é uma lei orgânica. Conhecer as leis: 8.080/90 e 8142/90. Relacionar a criação das leis: 8.080/90 e 8142/90 com a reforma sanitária do Brasil. Identificar os níveis hierárquicos de atenção à saúde.


Por fim, na unidade 4, apresentaremos historicamente a criação do Programa Saúde da Família (PSF); Entender como se deu a transição de PSF para Estratégia de Saúde da Família (ESF). Identificar as atribuições da ESF. Compreender a importância da ferramenta da territorialização para o planejamento, organização e estabelecimento de ações em saúde. 

Perguntas sobre o curso