• Outros
  • 2 alunos
    Carga horária: 60h

Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos

Este curso tem a proposta de trazer elementos que possibilitem a compreensão das características físicas dos fluidos hidráulicos e sua aplicabilidade, através dos diversos elementos de trabalho e comando, em sistemas hidráulicos de controle de força e movimento, para processos industriais.

Na indústria, buscam-se novas tecnologias para os sistemas de produção, substituindo as tarefas humanas, minimizando a quantidade de falhas no processo produtivo e aumentando a uniformidade da produção. Constata-se um aumento progressivo nos avanços tecnológicos embarcados em máquinas, melhorando o desempenho de realizar tarefas cada vez mais específicas. Atualmente, os processos compostos por sistemas hidráulicos e pneumáticos são indispensáveis como métodos de transmissão de energia.

O estudo sobre o comportamento dos fluidos hidráulicos, seus requisitos e características, assim como as grandezas físicas pressão, força, trabalho, energia, entre outras, é preponderante para o desenvolvimento de máquinas e ferramentas que garantam a eficiência no controle dos processos industriais. A apresentação dos elementos que compõem um sistema hidráulico, sejam as bombas hidráulicas, atuadores (motores) ou os componentes de trabalho e comando de um sistema, contribuirá como suporte necessário à escolha e dimensionamento de elementos de um projeto de sistema hidráulico, seja em máquinas ou ferramentas, utilizados pelos mais diversos setores produtivos.

Portanto, com a automação dos processos industriais, a hidráulica e a pneumática ganham importância cada vez maior, pois grande parte do maquinário é parcial ou integralmente comandada por estes sistemas. Sendo assim, nesta capacitação será possível entender os conceitos que envolvem essas temáticas, a importância, como funcionam, quais as técnicas e características que fazem parte dessa área.

Perguntas sobre o curso