• Outros
  • 0 alunos
    Carga horária: 120h

Carga de Trabalho e Lesões em Desportos em Equipe

Sobre o Curso de CARGA DE TRABALHO E LESÕES EM DESPORTOS EM EQUIPE:

 

PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS

- Desenvolver a capacidade de gerir eficazmente os dados de monitorização de carga, a fim de evitar lesões dos tecidos moles.

CONTEÚDO 

Partindo da premissa de que é impossível gestionar o que não se pode medir, todos os envolvidos na construção de um processo de desportos em equipa precisam frisar as exigências físicas e fisiológicas dessa disciplina, tanto na competição quanto no treino. É por isso que o controlo, a gestão e a administração da carga de trabalho tem sido um dos aspetos de maior interesse por parte dos treinadores e preparadores físicos, desde a segunda metade do século XX até aos dias de hoje. A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental nesse aspeto, tornando a recolha de dados uma tarefa cada vez mais simples e eficaz. Desde a inclusão de dispositivos GPS e acelerómetros, entre outros, treinadores e preparadores físicos tiveram a oportunidade de aprender e avaliar cada vez mais variáveis de treino na busca de dois grandes objetivos: o aumento do desempenho e a prevenção de lesões. Neste sentido, Tim Gabbett é um especialista com um longo percurso na área, que atualmente treina as equipas de treinadores de algumas das maiores ligas do mundo em diferentes desportos em equipa, como futebol, rúgbi e basquete. A sua capacidade de incluir variáveis de carga de treino num contexto individual e coletivo faz deste autor uma referência no assunto. Os valores e dados de carga não devem ser usados ou analisados isoladamente, e sim em função das variáveis, como características individuais, época da temporada, posição da equipa na competição, etc. Com este certificado, obterá ferramentas e competências que lhe permitirão desenvolver uma metodologia de gestão de carga, minimizando a incidência de lesões dos seus atletas

 

 

DIRIGIDO A

Pessoal profissional/semiprofissional no futebol tais como:

- Preparadores físicos.

- Treinadores pessoais.

- Estudantes em cursos relacionados com as ciências do exercício.

- Fisioterapeutas desportivos.

- Médicos desportivos.

 

DURAÇÃO

4 MESES

 

PROFESSOR

- Tim Gabbett (PROFESSOR ESPECIALISTA) Consultor de alto rendimento. 20 anos de experiência em ciências aplicadas ao desporto, trabalhando com atletas e treinadores de diferentes tipos de desporto.

Perguntas sobre o curso