Atendimento online Clique no ícone abaixo para iniciar.
Está com dúvidas?
Entre em contato via chat
  • Saúde
  • Carga horária: 20h

Métodos e Técnicas de Pesquisas Psicológicas

Na Unidade 1, você vai conhecer as principais bases teóricas que concederam à psicologia o status de ciência. Você vai descobrir o que tornou possível que esse campo adotasse abordagens quantitativas e qualitativas para explicar os fenômenos psicológicos. Além disso, vai saber identificar quais aspectos compõem o método científico e como aplicar essa proposta nos estudos na área da psicologia. Por fim, você conhecerá os principais elementos que constituem um projeto de pesquisa na área da psicologia, e poderá ainda iniciar sua busca por um problema de pesquisa, objetivos e métodos que conduzirão seus próximos passos como pesquisador(a). 

Na unidade 2, você vai conhecer os princípios da psicometria e estatística. Também vai conhecer as características e a estrutura de uma entrevista e, por fim, a aplicação e avaliação dos testes. 

Na Unidade 3, você vai aprender sobre os métodos de pesquisa quantitativos, qualitativos e mistos, e compreender os principais fundamentos que embasam cada um deles. Serão aprofundados dois importantes métodos: pesquisa narrativa e pesquisa etnográfica. Nesta unidade também serão apresentadas noções gerais sobre documentação e divulgação científica. Você aprenderá um pouco mais sobre esse universo fundamental para o avanço da ciência psicológica! 

Na Unidade 4, você vai aprender o passo a passo de como elaborar um projeto de pesquisa, as orientações que se precisa ter para o projeto, todos os acompanhamentos que devem ser feitos nele, e por fim, a apresentação dos temas desenvolvidos nessa unidade. 

Perguntas sobre o curso