Atendimento online Clique no ícone abaixo para iniciar.
Está com dúvidas?
Entre em contato via chat
  • Outros
  • Carga horária: 60h

Geometria Analítica

Na unidade 1, vamos introduzir conceitos sobre vetores no plano e no espaço. Para isso, iniciamos com o estudo de retas e segmentos orientados, explorando suas principais características e classificações. Em seguida, foi então possível definir vetores, apresentar os procedimentos de cálculo envolvidos nas operações com eles e estudar alguns casos particulares da relação entre vetores, de acordo com o ângulo formado entre eles.

Na unidade 2, vamos apresentar os procedimentos para o estudo de dois objetos: a reta e o plano. Utilizando o sistema de coordenadas cartesianas, foi possível definir esses objetos através de equações algébricas. É importante lembrar que a relação estabelecida entre geometria e álgebra na Geometria Analítica simplifica o processo de resolução de problemas geométricos, antes tidos como de difícil resolução.  

Na unidade 3, temos como objetivo apresentar os procedimentos para o estudo dos planos, explorando as suas classificações e posições relativas a diferentes objetos geométricos. Iniciamos abordando os ângulos formados entre dois planos distintos e analisando também como é possível conhecer os ângulos formados entre a reta e o plano. Durante essa análise, estudamos como as posições relativas entre reta e plano auxiliam na classificação das retas como paralela, ortogonal ou contida, além de quais são as características de cada um desses casos. 

Na unidade 4, apresentamos o estudo das cônicas através da discussão de alguns de seus aspectos, elementos e equações. Iniciamos abordando as parábolas, explorando suas características, elementos, representação gráfica e equações. Durante essa análise, estudamos sua concavidade e vimos os casos em que seu vértice está centrado na origem do sistema e quando ele não está. 

Perguntas sobre o curso