Montagem e Edição
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O curso Montagem e Edição tem como propósito abrir as janelas da linguagem cinematográfica buscando mostrar, primeiramente, a capacidade humana de construir sentidos através da percepção e a evolução da linguagem sob a ótica da semiologia da imagem. Adentraremos ao universo audiovisual descrevendo os principais fundamentos que constituem a linguagem cinematográfica, a fim de compreender que a construção de sentidos pode ser manipulada pelos elementos técnicos de montagem do cinema. 

Dentro de uma breve perspectiva histórica, vamos viajar ao período denominado Primeiro Cinema (1896-1915), em que veremos a transformação da narrativa cinematográfica e da indústria que, através da padronização de técnicas criadas por cineastas visionários, encontraram sequências narrativas que fossem compreensíveis ao novo público que florescia.

Será no desabrochar da Era Moderna que será possível acompanhar a evolução da narrativa clássica junto ao surgimento dos longas-metragens e da sonoridade, elevando finalmente o cinema ao patamar de uma das linguagens de comunicação em massa mais poderosa do planeta. Dentro desse contexto, daremos ênfase às contribuições de cineastas soviéticos e dos vanguardistas modernos, bem como das novas linguagens visuais que surgiram após suas experimentações. Abordaremos, ainda, os impactos que a era digital trouxe à linguagem cinematográfica. 

Finalmente, após embasamentos históricos e teóricos, entraremos na capacitação técnica introduzindo a prática experimental através de ferramentas de edição e montagem utilizadas pelo filmmaker

Montagem e construção de sentido
// Linguagem e percepção

// Imagem e semiótica
 
Constituição da linguagem cinematográfica
// Decupagem técnica

// Planos e movimentos de câmera 
 
A montagem no Primeiro Cinema
// O cinema de atrações – 1896 a 1905

// Período de transição – 1906 a 1915

O roteiro
// Fábula e enredo

// Argumento
 
A narrativa cinematográfica clássica
// Principais características do cinema clássico

// A escola americana
 
O cinema soviético da década de 1920 e as teorias da montagem
// Da montagem expressiva à ideológica

// Teorias da escola soviética

// Lev Kuleshov

// Vsevolod Pudovkin

// Sergei Eisenstein

// Dziga Vertov
 
A montagem nas experiências das vanguardas modernistas
// Expressionismo alemão

// Surrealismo francês

O som e o cinema
// Os fenômenos sonoros

// O áudio no cinema

// A música como elemento da ação
 
O cinema moderno
// Neorrealismo italiano

// Nouvelle Vague

// Truffaut e Godard
 
Tecnologias do vídeo e a videoarte
// A tecnologia do vídeo como linguagem

// O movimento da videoarte

Os impactos das tecnologias digitais na produção audiovisual
// O pós-modernismo e a Era Digital

// O audiovisual e suas transformações midiáticas

// O YouTube e a evolução do vídeo

// O audiovisual como recurso pedagógico
 
Prática de montagem e edição
// Linguagem de edição

// Edição de corte

// Sonoplastia

// Créditos
 
Introdução aos softwares de edição
// Configuração de um projeto de vídeo no Adobe Premiere

// Painéis projeto e origem

// A linha do tempo

// Editando o áudio

// Manipulação de vídeo

// Manipulando imagens, textos, formas e barra de ferramentas
 
Prática experimental a partir de exercícios orientados

Capacitar os alunos para uma compreensão do processo de construção de sentido através da montagem;
 
Demonstrar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica como ferramenta de montagem;
 
Permitir que o aluno adentre nos fatos que desenvolveram a linguagem cinematográfica no período denominado Primeiro Cinema;

Conceituar os princípios formais de narração na montagem do cinema;
 
Demonstrar os diferentes estilos e técnicas de montagem clássica pela perspectiva histórica;
 
Adentrar nas principais teorias e experiências do cinema desenvolvidas pela Escola Russa e pelos vanguardistas do período moderno;

Conceituar os princípios dos fenômenos sonoros e delinear os efeitos da sonorização no cinema;
 
Demonstrar os diferentes estilos e narrativas do cinema moderno pela perspectiva histórica;
 
Compreender sobre a linguagem videográfica e as principais experiências desenvolvidas pela metalinguagem do cinema;

Conceituar a era pós-moderna e as transformações ocorridas na produção audiovisual com o advento das novas tecnologias;
 
Demonstrar a linguagem prática da montagem e edição fílmica;
 
Introduzir os conceitos básicos de software de edição não linear de vídeo.

CERTIFICAÇÃO REGULAR
O certificado emitido pela GoKursos será conferido após a conclusão de 75% da carga-horária do curso e da obtenção de nota mínima sete na média das avaliações.

CERTIFICAÇÃO ESPECIAL
Caso deseje utilizar o curso como crédito acadêmico da educação formal, seja na graduação ou na pós-graduação, é possível adquirir a certificação por uma das nossas instituições de ensino parceiras, através de avaliação individual da aquisição do conhecimento.

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