Atendimento online Clique no ícone abaixo para iniciar.
Está com dúvidas?
Entre em contato via chat
  • Saúde
  • Carga horária: 60h

Imaginologia

Na unidade 1, serão apresentados os conceitos básicos sobre as radiações, que podem ser classificadas como ionizantes, quando interagem com átomo transferindo energia suficiente para ejetá-lo, e não ionizantes, quando possuem energia suficiente para apenas excitar os elétrons. Veremos como se dá o processo de produção das radiações ionizantes ocorre por meio do ajuste nas camadas eletrônicas, que podem ser divididas quanto à sua natureza corpuscular, energia que se propaga por meio de partícula, e as eletromagnéticas, energia propagada em forma de ondas eletromagnéticas. 

Na unidade 2, será abordado os efeitos biológicos da radiação a nível celular, mais especificamente a nível do DNA, sendo que os efeitos diretos e indiretos provocam as alterações de maior relevância. Estudamos os três principais tipos de interação da radiação com o DNA: a excisão de bases, a quebra de fita simples (SSB) e a quebra de fita dupla (DSB).  

Na unidade 3, serão apresentados os fundamentos básicos da radioatividade, descrita como um fenômeno que ocorre em núcleos atômicos energeticamente instáveis que geralmente possuem elevado número de nêutrons em proporção ao número de prótons.  

Na unidade 4, serão apresentados os conceitos básicos da medicina nuclear, que é uma especialidade de tratamento e diagnóstico de patologias funcionais, mediante a utilização de radiação ionizante na forma de radioisótopos, denominados radiofármacos. Essa modalidade de diagnóstico permite obter informações precisas, e, de forma segura e eficiente, por meio de procedimentos indolores e não invasivos. Também será estudado os conceitos de radiofármacos, que são preparações farmacêuticas (medicamentos) sem ação farmacológica, utilizados em medicina nuclear para fins terapêuticos ou de diagnóstico. 

Perguntas sobre o curso