• Outros
  • 0 alunos
    Carga horária: 120h

Otimização do Processo de Treinamento de Basquete (Baseado no Padrão Desenvolvido pelo Fc Barcelona)

Sobre o Curso de Otimização do Processo de Treinamento de Basquete (Baseado no Padrão Desenvolvido pelo Fc Barcelona):

 

PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS

- Projetar sessões de treinamento em um microciclo estruturado a partir das demandas físicas de um campeonato no intuito de orientar o processo de treinamento em busca da otimização do desempenho e da prevenção de lesões no basquete, mediante uma nova perspectiva.

CONTEÚDO

Até 2018, o basquete contava com a afiliação de aproximadamente 450 milhões de participantes em 213 federações nacionais, divididas em 5 federações continentais. Este esporte é amplamente difundido nos Estados Unidos e na Europa, sendo o 2° esporte mais praticado na Espanha, com quase 3 milhões de licenças federativas.

Em 2000, o tempo de ataque e o tempo permitido para passar a linha de meio campo foi reduzido de 30 para 24 segundos e de 10 para 8 segundos, respectivamente, de acordo com a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). Além disso, a duração do jogo foi dividida em quatro períodos de 10 minutos em vez de 2 tempos originais de 20 minutos, mantendo o total de 40 minutos. Dessa forma, o basquetebol profissional sofre um aumento de demandas físicas e fisiológicas evidenciadas por diferentes pesquisadores (Ben Abdelkrim N, 2007, Bruno Cormery, et al., 2008). Portanto, o condicionamento físico ou então a preparação física é considerada requisito para competir no basquete de elite moderno (Sallet P, et al. 2005). Além disso, a compreensão do efeito dos resultados das cargas de trabalho sobre o desempenho esportivo e a prevenção de lesões são considerados cruciais para os treinadores de esforço e de condicionamento físico, assim como para os cientistas esportivos e para a medicina esportiva.

Os esportes coletivos em geral e o basquete em particular, tiveram como base a preparação física na teoria de treinamento usada nos esportes individuais, especialmente o atletismo; por isso a necessidade de uma nova perspectiva que se ajuste às suas próprias características e necessidades. Entretanto, os avanços tecnológicos fornecem novas ferramentas para preparadores físicos, cientistas do esporte e treinadores, permitindo, entre outros aspectos, o controle e a valorização da carga de trabalho que os treinamentos ou os campeonatos produzem. Desta forma, é necessário o conhecimento desta nova perspectiva, com base na preparação física de forma holística para então aplicar ao basquete moderno, com o objetivo principal de aperfeiçoar o desempenho e prevenir as lesões.

 

DIRIGIDO A

- Este curso é dirigido a todas as pessoas ligadas ao basquete ou aos esportes em equipe realizados em espaços reduzidos, principalmente treinadores físicos, cientistas do esporte, treinadores e médicos do esporte que tenham o objetivo de ampliar a visão tradicional sobre preparação física dentro do basquete. Partimos de uma perspectiva holística do atleta de basquete e do conhecimento das demandas físicas que ele suporta durante o campeonato, com o objetivo de programar sessões de treinamento

 

DURAÇÃO

4 MESES

O Certificado é composto por quatro cursos com um mês de duração cada. A modalidade de frequência deste Certificado é sequencial (pode frequentar um curso por mês).

 

PROFESSORES

- Jairo Vázquez Guerrero (PROFESSOR ESPECIALISTA) Preparador físico da equipe principal de basquete e membro da área de desempenho do FC Barcelona.

- Joan Ramon Tarrago (PROFESSOR ESPECIALISTA) Responsável pela área de preparação física esportiva do FC Barcelona.

Perguntas sobre o curso