Aprenda sobre as variedades linguísticas e verifique a diferença da linguagem para a linguagem jurídica. Compreenda, por fim, os níveis de linguagem e aprofunde seus conhecimentos das maneiras de expressão relacionadas à área do Direito, ao estudar os jargões jurídicos, os brocardos, e algumas expressões jurídicas relevantes para a profissão.
Conheça os elementos da comunicação e as funções da linguagem. Aprenda o que é ler, saiba compreender e interpretar textos e entenda o que está implícito em um texto, quais são seus pressupostos e subentendidos, diferenciando-os das inferências.
Estude o texto jurídico e suas especificidades, aprendendo sobre o seu vocabulário: homônimos, parônimos denotação, conotação, arcaísmos, latinismo e recursos gráficos (aspas, etc, sic).
Entenda as relações entre o ato de ler, interpretar e produzir textos e descubra como realizar sínteses contextualizadas por meio de técnicas para apresentações de conclusão, como o pensamento indutivo e o pensamento dedutivo. Veja também como estabelecer relações no texto, por meio de ferramentas de contraste e comparação.
Saiba como utilizar a língua portuguesa de maneira eficiente para atender as demandas jurídicas. Aprenda sobre elementos importantes do português, como intertextualidade, sintaxe e gramática, para desenvolver textos mais coerentes, concisos e coesos, tão necessários na realidade jurídica brasileira.