• Outros
  • 1 aluno
    Carga horária: 60h

Neurociência Aplicada ao Coaching

A proposta deste curso é permitir a apropriação de conhecimentos decorrentes da relação entre a Neurociência e diversas áreas do conhecimento, especialmente o coaching. É cada vez mais importante para diversos profissionais conhecer o comportamento humano, não apenas com fórmulas prontas ou livros-esquema, mas com conteúdos de embasamento científico, que deem substrato técnico a projetos, pesquisas e autoconhecimento, ou seja, para que de forma mais efetiva este profissional possa melhor entender como nós, seres humanos, geramos nossos comportamentos.

É importante frisar que a Neurociência não sobrepõe nenhuma área do conhecimento, tais como psicologia, biologia, sociologia, a tecnologia de forma geral, ou o coaching. Ela visa elucidar, basicamente, dois aspectos que nos cercam: 1º) de que forma nosso organismo se mantém em relativo equilíbrio (fisiológico) – o que chamamos de homeostase –; e 2º) quais os complexos processos que nos permitem gerar nossos comportamentos. Logo, servem de base, de alicerce para que todas as demais ciências: biológicas, humanas ou exatas perdurem, pois, sem o adequado funcionamento do cérebro, nenhuma área do conhecimento humano poderia ser desenvolvida e nem mesmo o próprio ser humano existiria.

Assim, podemos fundamentar e integrar as atividades do coaching com a Neurociência. Isto se dá de forma clara, uma vez que o objeto do coaching é a promoção de alterações comportamentais positivas, o que significa mudança e transformação. Já a Neurociência busca desvendar os mecanismos responsáveis e as respostas – muitas já encontradas – para questões como, por exemplo: “como pensamos?”, “como geramos nossos comportamentos?”, “o que são as memórias e como elas se formam?”, “memórias podem ser alteradas?”, “comportamentos podem ser modificados?”. Assim, diante desta simples relação acima demonstrada, é evidente a importância de serem estabelecidos vínculos mais fortes entre a Neurociência e o coaching, uma vez que ambas as áreas do conhecimento visam compreender o comportamento humano em prol de sua evolução.

Por fim, esclarecemos que esta capacitação não traz um conteúdo específico do coaching – ferramentas, sessões etc. –, o que pode ser adquirido com excelentes autores em outros cursos. Nosso objetivo geral é estabelecer uma relação científica entre a Neurociência e as bases estruturais do coaching, e nosso objetivo específico é apresentar subsídios aos profissionais envolvidos para melhor desenvolverem seus trabalhos.

Perguntas sobre o curso